Café vem da microrregião do Chapadão de Ferro e bebeu 85,50 pontos

Um café excepcional, cultivado com cuidados especiais, em condições geográficas singulares, por dois irmãos que possuem a cafeicultura como tradição e paixão em suas famílias.

Assim, a Cafeteria Dulcerrado apresenta aos seus clientes a Edição Especial do Produtor do mês de novembro. Dessa vez, um café produzido por dois cafeicultores, cooperados da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado.

Os irmãos João Batista Machado e Expedito Cosme Machado são produtores há mais de 37 anos e recentemente descobriram o mundo dos cafés especiais.

“Foi o excesso de cuidado que tornou esse café especial. Não utilizamos nenhuma técnica propositalmente, dessas que normalmente usam em cafés especiais. Eu gosto de dizer que usamos apenas amor. Cuidamos de todo o processo, especialmente da secagem dos grãos, e o café respondeu com a qualidade. Isso nos deixou surpresos e orgulhosos do nosso trabalho.” Nos contou Seu João Batista.

João Batista Machado

Nascidos e criados em família de cafeicultores, os irmãos João Batista e Expedito sempre cultivaram café como forma de sustento, este ano um novo cuidado com a secagem revelou o potencial dos cafés produzidos por eles.

Produzido no Chapadão de Ferro, microrregião privilegiada pela altitude acima dos 1.000m, o microlote exclusivo teve destaque pela bebida de 85,50 pontos – metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) e pelo sabor equilibrado.

De acordo com o produtor Expedito Machado, os processos de qualidade na produção do café já são rotina em sua fazenda.

“Produzimos café há muitos anos, mas tem pouco tempo que aprimoramos nossos processos. Os cursos oferecidos pela Expocaccer nos ajudaram muito a chegar nesse resultado.”

Expedito Machado

O café desta edição é da variedade Catuaí Vermelho IAC 144, por meio de processo natural, com nuances predominantes de chocolate, caramelo, frutas vermelhas e acidez cítrica, corpo licoroso e finalização longa e doce.  

Este é o 7° café lançado em 2020 na Edição Especial do Produtor pela Cafeteria Dulcerrado, que em função da Covid-19, desde março, não está promovendo o tradicional evento de lançamento.

O café da Edição Especial do Produtor encontra-se disponível para venda na cafeteria e na loja online, no site da Dulcerrado, em pacotes de 250g torrado em grãos ou moído.

Acesse e garanta já essa edição limitada: www.dulcerrado.com.br

ASCOM – Expocaccer